a Sobre o tempo que passa: E Deus, com todos os deuses, se desataram a rir!

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

19.10.09

E Deus, com todos os deuses, se desataram a rir!


Cavaco quebrou o silêncio e falou em "sistemas de educação e formação". A quase extinta ministra da educação falou em "qualidade das aprendizagens". Disse tudo o que era o respectivo programa: extinção do ministério da educação e sua substituição pelo ministério da aprendizagem. Humanismo precisa-se! Já chega de gastarmos o nosso dinheiro, não em mal-educados, mas, pior que isso, em deseducação!

Moçambique: FRELIMO vai obter retumbante vitória. Angola: MPLA foi esmagador. Por cá, onde Sampaio não se recandidata e donde emigram cem licenciados por mês, há 80% das contrapartidas dos fabricantes de armas que são pólvora seca, para o vivório e foguetório dos que percebem o negócio e sabem discursar. O Zé paga. Os comissionistas certamente receberam e não protestam.

Por mim, voltava ao serviço militar obrigatório, numas forças armadas à maneira helvética, conforme chegou a ser a proposta do governo provisório da República. Agora já deve ficar mais barato, face às chamadas contrapartidas por cobrar. E vertebraria civicamente esta fuga à espinha dorsal da desertificação do país e de desmilitarização da tropa...

Vida velha, governo novo. Espero que os jornais não saibam antes de Cavaco. Porque todos os ministeriáveis já devem ter recebido o convite. Apenas desejo que não se trate de uma simples remodelação.

O comendador Marques de Correia, um heterónimo de que todos conhecem o ortónimo, acaba de elaborar o projecto de dissertação sobre grupos de pressão da actual encruzilhada, anunciando o governo efectivo de Portugal. Revista Única do Expresso, p. 114. Ei-los, sem indicação de pasta:

BES, BCP, eduquês inteligente (onde já não há Veiga Simão), BSSantos, Mota-Engil, Lena, Visabeira, PT/BES, António Costa, Joe Berardo, EDP, António Costa, Grupo Caixa, Grupo Mello, Jaime Gama, ou o vazio de diplomatas, generais e almirantes, com José Sócrates a mandar na federação.

Sarkosy propõe a castração química para certos crimes. Um milhão de pessoas nas ruas de Madrid contra uma causa fracturante. Bloco liderado por um apregoado católico apresenta sinal de lei pouco católica. Bento XVI prepara-se para visitar Fátima. A cerimónia não deve integrar-se no programa comemorativo do centenário do 5 de Outubro, mas no de sete anos depois, do 13 de Maio, se ainda houver lugar, nesse tempo de apocalipse. E um português emigrante ficou morto na poltrona da multidão solitária, durante dois anos. Cometia o erro de pagar a renda através de transferência bancária..

Deste vencer que é ser vencido se faz o quarto de hora que antecede a emergência do coveiro, quando muitos jogam às escondidas, na compra e venda do poder pelas imensas chefaturas que se ensarilham nos próprios mecanismos com que nos quiseram tramar...

Saramago vem dizer o que muitos, há muito, pensam. Para quem não é ateu nem agnóstico, como este receptor das palavras do Nobel, apenas importa reconhecer que tais punhais corrosivos não deixam de ser metafísicos. Vou já reler as "Confissões de ...um Homem Religioso" de Régio, porque reparei no riso de Deus, e dos deuses, que o autor de "Caim" provocou
PS: Continuo sem responder às provocações dos ilustres cães e cadelitas que me acusam de "avençado" do situacionismo. Sugiro que façam essa denúncia junto da Direcção-Geral dos Impostos e verão que recebo tanto pelas intervenções públicas quanto pelas palavras que semeio neste blogue. Porque todas elas são uma extensão da actividade de professor também público. Agradecia aos donos dos ditos, que até blogues em cadeia emitem, algum cuidado com tais matilhas, pois o feitiço costuma voltar-se contra o feiticeiro e poderão ser vossas próprias canelas as próximas vítimas.