a Sobre o tempo que passa: Ventos de Espanha, Manela e mais trapalhadas socráticas

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

30.7.09

Ventos de Espanha, Manela e mais trapalhadas socráticas


Segundo um estudo de uma universidade castelhana, 40% dos portugueses quer a Ibéria. Ricardo Salgado, tal como antes Mário Lino, também o expressaram. Se for uma federação entre Lisboa e Madrid, digo como Febo Moniz: tomem! Mas era capaz de alinhar com Antero, com uma união ibérica entre Lisboa, Santiago de Compostela, Barcelona, Bilbau, Madrid, Sevilha e Valência, depois de extinto o imperialismo do Estado Espanhol.

Portugal não foi fundado por D. Afonso Henriques. Foi sempre refundado pelos Portugueses que o quiseram ser. E refundação, precisa-se! Não há pensamento sem pátria, a "escola da super-nação futura" (Pessoa). Não se acede ao universal sem ser pela diferença... A identidade não exclui as várias repúblicas maiores da nossa pluralidade de pertenças... Obrigado, José Gil, eu também sou contra... o gilismo, essa criatura que se libertou do gilismo e inunda certas elites de praia em falta de vontade na procura de Portugal.

Sonhar não é fácil. O abraço armilar, de que somos sinal, implica que se semeie a república maior da comunidade dos afectos, a comunidade das coisas que se amam. O século XXI pode ser o das múltiplas pertenças das repúblicas hispânicas, ibero-americanas e ibero-africanas, em regime de geometria variável, com mais povos do que cimeiras. Talvez este seja o necessário Quinto Império do poder dos sem poder.
Hoje, só posso português e europeísta, se for iberista. Mas antes, o armilar, o Reino Unido de Portugal e do Brasil, em coligação com a CPLP. A pátria da língua portuguesa, não pode deixar de ter como irmãs as do castelhano, do catalão e do basco. Juntos, somos uma grande potência cultural, capaz de equilibrar a posição dominante do anglo-americano e a frustração do francês. A invencível armada é a do espírito!

Passemos a Manela: diz que gostava de Henrique ser... Concordo: não acabemos com os ricos, acabemos com os pobres! Ela faz bem não gritar: os ricos que paguem a crise. Isso não é luta de classes , mas de invejas! O Estado não devia dar peixe descongelado a quem tem fome. Devia fazer outra coisa: Ensinar a pescar...

Manela continua lente de Cavaco nesta sua aula de política de contabilidade pública e este cavaquismo sem Cavaco até já apela à não resignação, como o inspirador... Sim, os problemas económicos só podem ser resolvidos com medidas económicas, mas não apenas com medidas económicas (Mounier). Sugestão para o programa minimalista de Manela: extinção de todos os impostos. Tal como no começo da democracia contemporânea, passamos a dar aos ditos o belo nome de contribuições...
E ela lá foi vendendo a sua imagem de intimidade dramática. Faz bem em dizer que o Estado deve apoiar, mas não fazer. Mas Manela rural é fraquinha. A questão não é PAC, mas a estúpida adesão à dita que os ministros PSD subscreveram: C. Cunha e A. Barreto. Depois vieram as vacas loucas e os narizes de Pinóquio. Temos que refundar o "partido dos agrocratas "!A expressão é de Rodrigo Morais Soares, um liberal, o primeiro director geral de agricultura, do século XIX.

A agricultura não é apenas economia. É uma concepção do mundo e da vida que nos permite pátria, terra e chão moral da história...Não é partido, é opção ecológica. Mas isto só lá vai com o regresso ao rei povoador, na luta contra a desertificação do país real.

Portas não visitou nenhuma feira. Foi a uma fábrica de enchidos...

Por fim, mais uma trapalhada num dia épico, de lançamento do program sócras. É no que dá a triade "imagem, sondagem, sacanagem"... Quando o JN informa que o convite a Joana A Dias veio de P Campos, secretário de Estado de Mário Lino, apenas autorizadamente podemos comentar, com toda a repulsa: JAMAIS (em som, jaMÉ)... Sócrates nunca mentiu. Houve é excesso de zelo. Campos merece ser premiado... com férias antecipadas, à Pinho!

Campos a convidar JADias?.. Jamé! Jamais! E se o fez foi por excesso de zelo. Merece ser premiado com férias antecipadas...Claro que P. Campos não convidou Joana. Só se ela aceitasse é que o privado passava a público...
Mas quem sabe de economia não é o João Tiago Silveira, esse leitor das teorias do monstro?O novo Ramiro Valadão não nos comunicou ontem que o PS é mais liberal do que o PSD, porque venceu por 0,25 % contra 0,35%... Isto de desencadearem ódios contra a senhora apenas gera uma espiral de campanhas negras (João Tiago, a justiça tem que ter juizinho).

Monstro por monstro, prefiro vencer o Adamastor e até já tenho saudades do Vitalino que falando muito não dizia nada Por mim, nunca disse que vou votar na senhora. Mas gostava que fossem cavalheiros e pusessem o Sócrates a enfrentá-la directamente num debate. Ele nem é mau de todo.

PS: Imagem picada aqui. Com Manela Panza contra Socras Quijote.