a Sobre o tempo que passa: A corrente de gerações desta maravilha da humanidade faz com que as mortes nos permitam ascender à eternidade

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

31.5.08

A corrente de gerações desta maravilha da humanidade faz com que as mortes nos permitam ascender à eternidade



Hoje, abrindo a caixa do correio electrónico, que estava encerrada há dias, deparei com o seguinte : Nasci em Cernache em 1934, neto de moleiros, mas com a idade de 7 anos vim para Coimbra onde frequentei o Liceu D. João III e em 1957 terminei a licenciatura em engenharia electrotécnica na FEUPorto. Após a passagem à reforma dediquei-me ao estudo da minha ascendência donde resultou um trabalho policopiado com o tìtulo Genealogia da Família Machado. Acabo de publicar, em edição da Câmara Municipal de Coimbra um livro intitulado “Moinhos e Moleiros de Cernache”. Do primeiro trabalho constam parentes como José Horácio Maltez... Parei. O primeiro nome é o do meu avô. Tenho que ler o livro de Carlos Machado...





Ontem, cruzei-me nos corredores da SIC com uma jornalista conhecida. Ela apresentou-se como Ana Paula Almeida que devia ser também Maltez, com . E apresentou-se: "sou neta de Adelino Maltez", antigo mineiro de Aljustrel, a quem dedicou um dos primeiros contos do seu livro Códigos de Silêncio. Apenas me foi dado concluir que a corrente de gerações desta maravilha da humanidade faz com que as mortes nos permitam ascender à eternidade, quando assumimos o passado como semente de um futuro com saudades do amanhã. Eu, neto de moleiros e padeiros, primo de mineiros, apenas tenho que continuar a honrar aquelas gentes de uma ilha do Mediterrâneo que, no século XVIII, para aqui emigraram e me deram o nome.