a Sobre o tempo que passa: Domingo, com mais de vinte graus de temperatura máxima e um mundo de olhos em bico

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

21.10.07

Domingo, com mais de vinte graus de temperatura máxima e um mundo de olhos em bico


O Presidente da República afirmou que só vai pronunciar-se sobre a forma de ratificação do novo tratado europeu depois de conhecer a posição do Governo e do Parlamento. Viva o PPE! Viva o PSE! O Fátima ganhou ao Sporting e o portuguessíssimo Benfica só no último meio minuto empatou em casa com os sadinos.


Alguém terá dito: "O Ministério Público é um poder feudal de condes, viscondes, marqueses e duques". Não foi Alberto João Jardim. Foi o próprio Procurador Geral da República. Luís Filipe Menezes, desvalorizou eventuais polémicas e afirmou que Pinto Monteiro tem conseguido manter um equilíbrio entre um "excesso de protagonismo" do passado e um "apagamento" igualmente indesejável. "É uma pessoa sensata, que sabe conduzir a forma como exerce as suas funções, e tem tido uma postura excepcional na dignificação da justiça portuguesa".


Noutras paragens sociais-democratas, pode notar-se: Mikhail Gorbachov, o último líder da União Soviética (URSS), foi eleito máximo responsável da União Social-Democrata.


O Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês (PCC), o mais importante acontecimento político na China que só se realiza a cada cinco anos, terminou hoje com a adopção do conceito de "Desenvolvimento Científico", numa vitória do Presidente Hu Jintao. Mariano Gago não foi convidado a apresentar o plano de reforma da coisa e Durão Barroso continua ocupado com o Tratado Reformador. Na primeira página do "Diário do Povo", na galeria de fotos, além do timoneiro de Pequim, vem uma foto de Socolari em destaque...


O "Desenvolvimento Científico", que passa agora a ideologia oficial dos comunistas chineses, é um conceito que visa corrigir os excessos do crescimento económico sem limites que vigorou durante os mandatos de Jiang Zemin, antecessor de Hu à frente da China e do partido - uma e mesma coisa, uma vez que os comunistas mantêm o monopólio do poder político no país desde 1949. O "Desenvolvimento Científico" visa reduzir as desigualdades entre as regiões urbanas e litorais (mais prósperas) e as regiões rurais, proteger o meio ambiente do desenvolvimento selvagem e reduzir o fosso entre os rendimentos dos mais ricos e dos mais pobres da China.


O vice-presidente da república, Zeng Qinghong, Wu Guanzheng, chefe da Comissão de Disciplina do PCC - agência que lidera a luta crucial contra os políticos corruptos - e Luo Gan, que liderava o sistema judicial, a polícia e as forças de segurança do país, ficaram de fora das listas para o Comité Central e saíram assim do Comité Permanente do Politburo do partido, o mais poderoso órgão da Chia, que tem na actualidade nove pessoas.


Contudo, leio no JN: "Em pleno centro de Braga, uma mãe viu o seu filho ser “arrancado” do baloiço onde brincava, porque o pai de outra criança achou que o seu rebento tinha “mais direitos” que o outro. Por uma questão de pigmentação. Da pele. Djariatú Mané ficou confusa, ofendida e revoltada, porque em parte os insultos racistas e agressões “foram presenciados por dois agentes da PSP, de forma relutante”, diz a queixosa. A queixa só foi formalizada 18 dias após as ocorrências".
Parece que a maioria dos europeus quer o tratado referendado: 76% dos inquiridos alemães, 75% dos britânicos, 72% dos italianos, 65% dos espanhóis e 63% dos franceses (via Portucale Actual). Por cá, Menezes já disse o que pensava, Cavaco insinuou, Sócrates adiou.