a Sobre o tempo que passa: É ao entardecer que a sobriedade da coruja costuma levantar voo

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

26.2.07

É ao entardecer que a sobriedade da coruja costuma levantar voo



Acordo. Daqui a bocado, tenho duas tarefas ao mesmo tempo. Provas orais e um conselho dito científico. Vou seguir o lema de Hernâni Cidade. Vou assinar o ponto no capítulo e colocar a aula na topo da hierarquia das preferências. Muitos sinais me dizem que muitas instituições parecem ter escolhido o seu caminho de não salvação pública e de não-ruptura, delegando os seus destinos no presente e no futuro situacionismo, para que eles conjuguem o medo e a esperança, escrevendo o capítulo final de um certo ciclo de vida em comum. Esperemos que todos tenham o êxito que nos vêm prometendo, sobretudo no programa de luta pelo emprego.

Image Hosted by ImageShack.us

Por mim, cumprirei, com zelo profissional, os meus deveres de funcionário público, antes de ser contratualizado, mas não entregarei, a um sistema em quem não confio, a liberdade de ensinar e de aprender, nesse ritmo de pensamento e entusiasmo, onde continua a haver princípios, crenças e valores.

Image Hosted by ImageShack.us

Dizem que vai haver um triunvirato, que nem sequer terá a minha oposição, mas o qual também não pode esperar que dê sinais de colaboracionismo. Primeiro a aula, depois os bailados da pirâmide electiva da gestão dita democrática, pela lei e pelos regulamentos que, por enquanto, nos regem.

Eles têm todos os poderes que querem ou quiseram, no cargo um, no cargo dois, no cargo três, no quadro quatro e aos quais até julgam que podem distribuir o acrescer das pensões, das avenças, dos subsídios e de outras prebendas. Eles são a direcção e coordenação do conselho alínea a), do conselho alínea c), da assembleia alínea d), bem como das unidades z), x), w), y), k), bem como do boletim oficial, dos programas de intercâmbio e, directa ou indirectamente, da maior parte dos processos de condução de carreirismo, consagrando a continuidade herdada dos nossos ilustres directores de colégios e centros de estágio, de quem foram próximos discípulos e de quem são miméticos semeadores, até na continuação do verbo mudar.

Por outras palavras, em termos de hierarquias formais e reais, têm, na dependência, mais de metade do corpo eleitoral e podem, assim, fazer da vida uma negociação permanente, com o nome de gestão democrática. Que se plenifiquem em graça e desgraças.


Julgo que seria conveniente fazerem acrescer a estes poderes, a plenitude da direcção de todos, ou quase todos, os restantes restos, para que possam conduzir os destinos de um sistema que, inequivocamente, entra naquela fase crepuscular, donde também pode emergir a Fénix. Por mim, que não gosto de cinzas nem de terra queimada, prefiro reconhecer que é ao entardecer que a sobriedade da coruja da sabedoria costuma levantar voo (die Eule der Minerva beginnt erst mit der einbrechenden Dämmerung ihren Flug, Hegel dixit, Grundlinien der Philosophie des Rechts, «Vorrede», Bd. 7, s. 9-10)