a Sobre o tempo que passa: Dois novos portais pessoais, em regime experimental

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

17.11.06

Dois novos portais pessoais, em regime experimental

Não se algum leitor já notou, mas aqui, na coluna da esquerda, anuncio dois novos portais da minha autoria, pagos pela minha bolsa privada, sem ajuda, ou pedido da dita, à chamada subsidiocracia, europeia ou estatal, para ajuda dos meus alunos, mas que pode ter algum interesse para a restante comunidade.

Um portal, dedicado à biografia do pensamento político, inclui autores e obras, em regime de biobliografia cronográfica, obra prestes a ser editada em papel.

Outro, dedicado à história do presente, visa dar fundamento à análise da conjuntura internacional desde 1945 à actualidade, com cronologias mensais, bibliografias e espaços especiais para a conjuntura mundial, europeia e portuguesa, para além de um ensaio de biografias dos actores políticos. É o meu contributo para as presentes e futuras disciplinas de que sou regente. Prefiro a matéria à forma, isto é, estudar, em vez de perder tempo em chouriçadas curriculares.

É a minha obrigação de prestação de serviço, a qual não inclui ter que pedir esmola a painéis escolhidos por via decretina, onde a certas individualidades não reconheço competência científica, em razão da matéria para que foram designados pelo discricionário das nomeações politiqueiras, de acordo com as tradicionais ciências ocultas.

Agradeço que me apontem as falhas, que são muitas, mas acontece que cem por cento do trabalho é feito aqui, no meu portátil. Estou aberto à cooperação de quem se identifica com este modelo. Qualquer sugestão pode ser dada para o seguinte mail: maltez@maltez.info