a Sobre o tempo que passa: Porque a democracia pode ser democraticamente afastada , quando uma maioria exaltada quiser acabar com a democracia

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

26.1.06

Porque a democracia pode ser democraticamente afastada , quando uma maioria exaltada quiser acabar com a democracia


Origens da via láctea de Rubens

Terá sido descoberto um astro semelhante ao planeta Terra, em pleno centro da Via Láctea, também dita Estrada de Santiago, mas tal coisa está a centenas de anos de luz e só poderemos concluir que ele é habitável dentro de algumas décadas, quando, segundo as pouco científicas crenças cientificistas, estivermos mais próximos da pretensa certeza absoluta. Cientificamente falando, também reparámos que os chamados manda-chuvas, ditos meteorologistas, que, ontem nos davam como inevitáveis grandes temporais de alerta amarelo, felizmente não acertaram. Mas, no dia seguinte, ninguém justificou o natural erro das parangonas.


As mesmas origens, mas por Tintoreto

Também cientificamente, nenhuma sondagem se aproximou dos resultados das eleições palestinianas, onde os Fatás passaram de heróicos libertadores a bojudas figuras ministeriais, untadas pela corrupção, por deterem as alavancas do distributivismo das ajudas internacionais. A dita velha guarda do laicismo socialista e dos atentados de Munique ameaça, assim, ser substituída por um misto de universitários puritanos e de religiosos caritativos que, nos intervalos, usam meninos-bombas fara fazerem pum-pum, visando a destruição do Estado de Israel.


Image Hosted by ImageShack.us

O choque tecnológico-judicial em transe


Muito mais cientificamente, eis que as parangonas anunciam que julgamento de mediática criatura que servia como secretária da PGR vai ser repetido. Porque aos sobrejuízes, que analisam o recurso apresentado, não conseguem ouvir o que deveria estar gravado nas fitas, talvez por estarem desmagnetizadas, coisa que, segundo consta, não é inédito, até porque os orçamentos são escassos, os gravadores, antiquados e os funcionários, poucos. Alberto Costa sofre.


Uma das visuais origens das novas comendas


Neste sobremundo do videopoder e da teledemocracia, o resultado de um mais um pode não ser igual a dois, até porque não há factos, mas apenas interpretação de factos e o falecido Yasser Arafat até era amigo pessoal do Mário Soares, tal como Manuel Alegre conheceu os ditos no seu exílio argelino. Porque o Sporting, agora gerido por um ex-autarca da CDU e ex-deputado cunhalista, contratou um novo reforço, dito ponta-de-lança, espanhol e tudo, enquanto Sampaio vai dando penduricalhos e comendadorias aos alfaiates que vestiram a mulher, bem como a outras aves canoras que ainda não receberam os óscares, mesmo que sejam homónimos.


Os vencedores eleitorais em pré-fogo de artifício


Vale-nos o choque tecnológico e o Mariano Gago ministro, enquanto se anuncia que visitam Portugal, para nos conferenciarem, o Bill Gaitas, que não o Clinton, e o Michael Porter, que não o Miguel Portas que anda por Jerusalém, esses doutos intelectuais da globalização que, juntamente com o papa Bento XVI, aqui são representados pela síntese de João Carlos Espada e Francisco Pinto Balsemão, neste espírito de Davos e de Clube de Bildberg que fez da modernidade cavaquista a bandeira do futuro, antes do Hamas também aqui poder ganhar as eleições.

Porque a democracia pode ser democraticamente afastada , quando uma maioria radical, terrorista e pouco laica quiser acabar com a democracia. Esperemos que as ajudas financeiras de Barroso e os agentes das multinacionais do consumo consigam untar a tempo os extremistas da esquerda ainda marxista-leninista-trotskista e as sementes de fundamentalismo inquisitorial que por aí emergem. Amen!


Anarquista e monárquico


Por isso prefiro recordar que, apesar do frio ártico que faz tirintar de frio a Europa do centro e do leste, se comemora hoje o dia nacional da Austrália, porque em 1788 chegou àquilo que é hoje a Nova Gales do Sul um barquito cheio de deportados britânicos e que neste sítio antípoda se arde hoje de calor e de vagas de incêndios. Logo, apenas recordo que menos de cem anos depois, no ano de 1880, nascida em Portugal aqule que há-de ser o poeta Afonso Lopes Vieira (1878-1946), um monárquico que começou como anarquista, chegando a traduzir Kropotkine. Esse amigo de Alexandre Vieira e de Raul Proença, com fortes ligações ao grupo republicano da Biblioteca, foi um dos promotores da revista Homens Livres, saída em Dezembro de 1923. Em 1935 escreve um livro, Éclogas de Agora, onde condena o salazarismo, considerando que o emplastrado cônsul que o dirigia cometeu o monstruoso erro psicológico de querer governar este povo com... método geométrico, coercitivo e glaciar, levando a uma rotura no parentesco dos portugueses.