a Sobre o tempo que passa: Gente antiga...vícios e virtudes de sempre. Dos jornais, sem comentários...

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

28.9.05

Gente antiga...vícios e virtudes de sempre. Dos jornais, sem comentários...



Página camiliana sobre as guerras de 1828-1834: O presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves e candidato do PSD àquele mesmo cargo foi morto a tiro, ontem de manhã, por um sexagenário que não gostou de ver o autarca a coordenar a remoção de umas pedras que se encontravam a obstruir uma zona de estacionamento público, mas que o alegado homicida reivindica como sendo um terreno seu

Romance de ficção científica sobre a reforma do Welfare State: Mais de 30% da população portuguesa em 2050 será idosa, revela um estudo do Instituto Nacional de Estatística. Daqui a 50 anos este grupo etário vai duplicar devido à descida dos níveis de fecundidade e ao aumento da longevidade. Em 1960 existiam mais de 700 mil idosos, em 2004 perto de 1.800 mil, prevendo-se três milhões em 2050.

Liberdade, liberdade, quem a tem chame-lhe sua: Quarenta autarcas, dos quais 18 presidentes de Câmara, pediram a reforma à Caixa Geral de Aposentações entre Março e Setembro deste ano.

Heróis do mar, nobre povo:Dois pescadores morreram e três sobreviveram, no naufrágio de uma embarcação de pesca, esta madrugada, ao largo da Praia da Galé, na costa alentejana, depois de Tróia e da zona da Comporta.