a Sobre o tempo que passa: Viva a filosofia!

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

29.9.04

Viva a filosofia!



Quando se vai assitindo impassivelmente à destruição das nossas escolas superiores públicas de filosofia, história e literatura, só porque alguns as reduziram a meras fábricas de professores, há que temer. E dizer não a um mais amplo processo de terceiro-mundização do nosso lugar no mundo.

Poderemos transformar-nos em mais uma das repartições de reparadores de "hardware" e em meros repetidores e pirateadores de "software" alheio, perdendo a capacidade de criação de um pensamento enraizado no nosso tempo, no nosso espaço, no chão moral da nossa história e no sentido dos que querem continuar a ter saudades de futuro.

Se a universidade portuguesa se transformafr numa grande federação de centros de mera formação profissional, teremos notáveis papagaios que apenas monitorizam manuais de programação de outras ecologias. E mesmo que os ditos papagaios sejam doutores de exportação, o mais certo é que nem sequer propiciem as tais saídas profissionais.